Mais Notícias!

Notícias Atualizado em 10.11.07 às 11h45min.

Confira aqui os fatos que acontecem em nossa cidade e região, além de informações do mundo das celebridades nacionais.

35o. FENATA

Comentários por M. Vendrami

Ontem, domingo 11.11, o palco do Teatro Ópera recebeu o grupo Artes & Fatos (Goiânia - GO) que trouxe ao Fenata a peça "BALADA DE UM PALHAÇO" de Plínio Marcos e direção de Danilo Alencar. “Balada de um Palhaço” foi escrita no leito de um hospital, quando seu autor, Plínio Marcos, sofreu um ataque cardíaco. Em meio à recuperação, reuniu no mesmo texto um universo abrangente de personagens. Tendo como porta-voz dois palhaços, Bobo Plin (nomenclatura atribuída a ele mesmo) e Menelão, dono de um circo decadente, mas veículo único de sobrevivência para os dois palhaços. O texto traz à tona, de forma genial, os conflitos que impulsionam as relações humanas, é um farol iluminando a aproximação da dor e alegria, do simples e do complexo, do riso e o choro, do desespero e da calma, do sistema e do povo, do humano e do desumano.

Um espetáculo interessante, cenário rico em detalhes principalmente com trabalho de luzes o que deu um toque especial ao espetáculo e que nos (principalmente a mim) remeteu aos tempos de criança, onde toda aquela inocência do palhaço era magia, mesmo a história sendo escrita num momento difícil.
Cabe ressaltar o magnífico desempenho dos dois atores: segundo Thaty Marcondes, os atores são digno de nota e, quem sabe, de um prêmio de interpretação. O fato é que o espetáculo trouxe emoção, reflexão e também alegria. Muito bom! Realmente o FENATA agora pegou fogo e o público cada vez mais presente, tem participado e já começa a delinear suas preferências, finaliza Thaty.
Ao meu ver, merce o terceiro lugar pois, ainda aposto minhas fichas em ARGUMAS DE PATATIVA para o segundo lugar e para o grande prêmio, ainda acredito em SOBRE MENTIRAS E SEGREDOS.
Simplesmente magnífico, exuberante... O espetáculo SOBRE MENTIRAS E SEGREDOS (de autoria e direção de Ribamar Ribeiro) apresentado ontem (10.11) foi até agora o melhor ao meu ver. O grupo "Os Ciclomáticos Cia de Teatro" do Rio de Janeiro apresentou um espetáculo interessantíssimo na noite de ontem no 35o. Fenata dentro da Mostra Competitiva para adultos. Sincronismo perfeito (os leques foram o destaque do grupo), entrosamento e domínio de palco nota 10 além de casa lotada (embora ontem tenha sido sábado). A cenografia foi outro fator de destaque no trabalho apresentado. O espetáculo apresentado pelo grupo carioca contou a história de Alice que com seus 14 anos vai ao ginecologista por ordem do pai, Dr. Ismael. Sabe-se, então, da verdade: Alice vai ser mãe! O caos se instaura na família. A Mãe, as irmãs, os genros e as vizinhas ficam chocados! Mas o Doutor Ismael está convicto de que um dos culpados mora em casa e deve ser um dos genros. Todos os segredos e mentiras vão surgindo a partir da gravidez de Alice. E as vizinhas? Elas sabem de tudo! A família perfeita: Será que existe? Uma comédia baseada em um estudo sobre o universo de Nelson Rodrigues. Após a apresentação, o Grupo dirigiu-se até o saguão do Ópera, fazendo um trabalho de integração e performance com os espectadores que se retiravam.
Quem não foi ao teatro ontem perdeu um excelente espetáculo, e pelos comentários dos que estiveram presente na noite de ontem, o grupo deve levar o prêmio maior desta edição. Parabéns a todos os envolvidos com o espetáculo de ontem. Ah, e uma coisa que chamou minha atenção em particular foi a vibração de grupos concorrentes com a apresentação de ontem. Comentário de alguém que estava ao meu lado: "AGORA SIM COMEÇOU O FENATA". E olha, o espetáculo aconteceu no sábado e o Fenata começou na terça...

ENQUETE - Quem vencerá o 35o. FENATA?

Ontem, segunda 12.11, foi o último dia das apresentações que concorrem no 35o. Fenata. O espetáculo apresentado foi "SOBRE ANJOS E GRILOS - O UNIVERSO DE MÁRIO QUINTANA" de Mário Quintana com direção de Jessé e Deborah Finocchiaro. Quem apresentou o espetáculo foi o grupo Companhia de Solos & Bem Acompanhados de Porto Alegre - RS.
Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mário Quintana é um espetáculo multimídia - cômico / lírico / trágico - no qual uma atriz (que merece o prêmio de Melhor Atriz do festival), numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, recita e canta textos e poemas de Mario Quintana, falando sobre a infância, superficialidade das relações sociais, a guerra, o progresso desenfreado, a destruição do meio ambiente, o consumo, a mídia, a globalização, as religiões, a morte, o amor e, principalmente, a valorização da vida.
A interpretação, que investe na pesquisa da linguagem corporal e vocal, reforça climas e intenções valorizando os textos e potencializando as imagens que são projetadas em forma de quadros e animações em uma tela transparente disposta no fundo do palco.
Realmente foi um espetáculo digno de nota 10 pois, o domínío de palco e platéia, o sincronismo da atriz com os efeitos e a equipe técnica merecem meus aplausos. Particularmente não gosto de monólogos mas este me prendeu a atenção do início ao fim sem aquele cansaço comum aos monólogos.
Então, devido a tudo isso os meus parâmetros de premiação para hoje mudam: 3o. lugar eu indicaria o "Argumas de Patativa", para o 2o. lugar indicaria o "Sobre Anjos & Grilos" e o 1o. lugar continuaria com o "Sobre Mentiras & Segredos".

Comentários

Postagens mais visitadas