Sucesso em Goiânia

Sobre Mentiras e Segredos é o destaque do Goiânia em Cena
O Popular

Valbene Bezerra

O universo dramatúrgico de Nelson Rodrigues foi o mote para a montagem do espetáculo Sobre Mentiras e Segredos, destaque de hoje do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. A peça, encenada pela Ciclomáticos Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, será apresentada em sessão única no Teatro Goiânia, às 21 horas.

Há um ano em cartaz, Sobre Mentiras e Segredos já foi apresentada em festivais de teatro do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ponta Grossa, Juiz de Fora e várias cidades do interior de São Paulo. Com a montagem, o grupo tem colecionado prêmios, inclusive em categorias importantes como melhor texto, direção e espetáculo.

Produzida para comemorar os dez anos de fundação da companhia, a peça narra a história da adolescente Alice, mais nova de seis irmãs. Em visita ao ginecologista, ela se descobre grávida aos 14 anos. A gravidez da jovem instaura o caos na família e o falatório na vizinhança. A situação acaba trazendo à tona segredos e mentiras que permeiam os relacionamentos entre pais e filhos. O grande suspense da narrativa, segundo o diretor Ribamar Ribeiro, é descobrir quem é o pai do filho de Alice.

Além de refletir sobre a gravidez na adolescência, o texto leva à discussão sobre comportamento, casais que não conhecem a si mesmos e pessoas que desconhecem seus próprios impulsos. Ribamar Ribeiro escreveu a peça a partir do conto A Mentira, de Nelson Rodrigues. Inseriu personagens característicos das obras do autor de Vestido de Noiva e Senhora dos Afogados, como a ninfeta Alice, os cunhados, os vizinhos fofoqueiros e os pais atordoados.

Ele investiu no humor das situações inusitadas. “Lemos a biografia, as entrevistas e vários textos do Nelson para compor a peça. Ele era uma pessoa debochada, brincalhona. Preferi quebrar a estrutura dramática dos textos dele”, conta.

Sobre Mentiras e Segredos é o 18º trabalho de Ribamar Ribeiro como diretor, que está à frente do grupo desde sua criação. Apesar de não ter uma sede própria e das dificuldades de sobrevivência, a trupe reúne-se quase diariamente para ensaiar no bairro do Irajá, no Rio, onde a maioria dos integrantes mora. Uma de suas propostas é formar artistas múltiplos, que atuem em todas as áreas do fazer artístico: elenco, direção, figurino, cenografia, dramaturgia.

Pela primeira vez em Goiânia, Ribamar Ribeiro acredita na mobilização dos festivais para manter o teatro vivo. Para ele, eventos como o Goiânia em Cena oferecem a oportunidade de conhecer outras linguagens e fazer intercâmbio entre os grupos.

Peça: Sobre Mentiras e Segredos
Texto e direção: Ribamar Ribeiro
Elenco: Os Ciclomáticos Cia. de Teatro (RJ)
Data: Sexta-feira (02), às 21 horas
Local: Teatro Goiânia (Av.Tocantins, esq.c/Rua 23, Centro. Telefone: 3201-4685)
Ingressos: 12 reais. Estudante paga meia-entrada

Comentários

Postagens mais visitadas