Goiania em cena 2008

Os Ciclomáticos retornam a Goiânia neste próximo final de semana com o outro espetáculo "A Corrente de Eléia". No ano interior foram juntamente com "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna e Direção de Antunes Filho e A Cia Giramundo com sua versão de Pinóquio, Os Ciclomáticos levaram "Sobre Mentiras e Segredos" que agradou muito a crítica e público de Goiânia! Este ano forma selecionados novamente e se apresentarão no Espaço Cultural Marin Cererê.

21/10/2008 13:33 - CULTURA

Goiânia em Cena 2008 traz dez grupos renomados

Goiasnet.com

O Goiânia em Cena 2008 – Festival de Artes Cênicas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Universidade Federal de Goiás, terá sua abertura oficial no próximo dia 25, sábado, às 20h, no Teatro Goiânia. A atração da noite será a Cisne Negro Cia. de Dança (SP), que abre o festival com três coreografias, Danses Concertantes (1998) criada em homenagem aos 30 anos da morte de Stravinsky, pelo coreógrafo neozelandês Mark Baldwin, Revoada e 1, 2,...7 (2007) duas produções do diretor, coreógrafo, bailarino e professor francês Gigi Cacileanu, montadas em homenagem aos 30 anos da companhia.

Na seqüência, o festival apresenta mais nove grupos de destaque no cenário nacional, nas vertentes teatro, dança e circo. O grupo Coletivo em Cor (SP) promete uma performance surpreendente, no Grande Hotel, ainda no sábado, às 23h. O drama Negrinha, inspirado no conto homônimo de Monteiro Lobato, conta a história de uma menina órfã criada por uma ex-senhora de escravos, que perpetuava os hábitos, costumes e ideologias escravocratas, mesmo depois da abolição. Uma das principais características do espetáculo é a interatividade entre atores e público.

O universo da tortura, do torturado e do torturador será a temática abordada pela Cia de Teatro Os Ciclomáticos (RJ), no domingo (26), às 21h, com reapresentação na segunda (27). A Corrente de Eléia conta a história de uma mulher que vive aprisionada em suas lembranças, sofrendo diariamente pelas conseqüências dos atos de tortura a que foi submetida. Ainda na segunda, a Raça Cia. de Dança de São Paulo, uma das principais companhias brasileiras, se apresenta às 21h, no Teatro Goiânia. Serão duas coreografias apresentadas em dois atos de 30 minutos cada um, Tango Sob Dois Olhares, em que a coreógrafa Roseli Rodrigues explora as particularidades do ritmo e Caminho da Seda, que retrata a conhecida rota da seda, elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente na antiguidade.

Na quarta-feira (29), às 21h, a Armazém Cia. de Teatro (RJ), um dos mais conceituados grupos teatrais do país, sobe ao palco do Teatro Goiânia, com o drama familiar Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues. A montagem recebeu o Prêmio Shell de Teatro em 2005, nas categorias Melhor Direção (Paulo de Moraes) e Melhor Iluminação (Maneco Quinderé), além do Prêmio Eletrobrás de Teatro em 2006, de Melhor Direção, Melhor Cenografia e Figurino.

A bailarina goiana Lavínia Bizzotto, agora no Rio de Janeiro depois de 10 anos dançando na Cia. Quasar de Dança, volta a cidade com o solo Na Dobra do Tempo, da coreógrafa carioca Juliana Moraes. Lavínia se apresenta no teatro Goiânia Ouro, no sábado (01), às 20h. Logo após sua performance, o grupo Teatreólico (RJ) assume o palco com a peça A Segunda Atitude, a terceira resultante do confronto entre o diretor Alexandre Rudáh e seus atores com o texto Huis Clos, de Jean-Paul Sartre. No espetáculo, os personagens vivenciam o que Sartre denomina A segunda atitude para com o outro: relações de indiferença, desejo, ódio e masoquismo.

O também goiano Maurício de Oliveira, diretor e coreógrafo da Cia. de Gelo, radicado em São Paulo, movimenta, no domingo (02), às 20h, o Teatro Goiânia Ouro, com o espetáculo-solo Fragile. A montagem, um trabalho paralelo de Maurício, busca traduzir em movimentos as questões que permeiam a obra do artista inglês Damien Hirst. Na segunda (03) e na terça (04), às 21h, no Teatro Goiânia Ouro, o grupo LaMínima faz a festa. A dupla de palhaços traz ao festival dois espetáculos Reprise e A Noite dos Palhaços Mudos.

Envie este texto para um amigo

Comentários

Postagens mais visitadas