Festival Dois Pontos - Mostra Gil Vicente

Festival dois pontos

As ocupações artísticas ÁGORA, CÂMBIO, Projeto_ENTRE, NO LUGAR, Os Ciclomáticos e VEM! têm o prazer de apresentar ao público do Rio de Janeiro o Festival dois pontos. Um programa que traz espetáculos de teatro, dança e música, com artistas brasileiros e portugueses, exibidos durante todo o mês de abril de 2013 na Rede Municipal de Teatros, por ocasião das comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.



A melhor distância entre dois pontos é uma rede:

Falar em rede, hoje, significa necessariamente pensar em colaboração, é propor a união de ideias, esforços e recursos. A partir do desejo de concretizar a potência agregadora que a rede municipal de teatros possui desde sua criação, o Festival dois pontos envolveu seis ocupações simultaneamente, interligando seus espaços e equipes de trabalho.

Cada ocupação, através de sua direção artística, elencou projetos desenvolvidos entre os dois países, com o propósito de possibilitar o trânsito de trabalhos em ambos os mercados culturais. É nosso alvo, portanto, a criação de redes de trabalho: aqui no Rio, no esforço comum das residências artísticas municipais e, “entre” os dois países, no sentido de fomentar a circulação de bens culturais. O dois pontos tem como foco de programação os trabalhos criados em colaboração entre Brasil e Portugal, com o objetivo de consolidar um diálogo artístico permanente entre os dois.



LÁ E CÁ:

O que mais, além de sua história, os portugueses e brasileiros sabem a respeito uns dos outros nos dias de hoje? O que sabemos de nossas culturas contemporâneas, do que produzimos para além do azeite e das novelas? O Ano de Portugal no Brasil | Ano do Brasil em Portugal é uma oportunidade rara de intercâmbio real e contemporâneo entre os dois países, uma chance de quebrar com estigmas mútuos. A nosso favor temos, além da língua, muitos artistas nos dois países já trabalhando em projetos afins, que o público do Rio de Janeiro terá o privilégio de conhecer no Festival dois pontos.



Mostra Gil Vicente

Como parte integrante do Festival dois pontos, será realizada a Mostra Gil Vicente, produzida e organizada por uma das Residências Artísticas integrantes do Projeto: Os Ciclomáticos, atual residente no Teatro Municipal Ziembinski, na cidade do Rio de Janeiro. 7 grupos selecionados. 7 textos de Gil Vicente. O grande desafio: transformar cada texto em uma cena curta de 20 minutos. Como trazer a obra do autor português de forma moderna e contemporânea? Durante o Festival dois pontos, Os Ciclomáticos - Companhia de Teatro colocará no palco do Teatro Ziembinski, 7 grupos de diversos locais do Estado do Rio de Janeiro para apresentarem suas versões das obras clássicas. Desafio lançado: as cenas farão diversas apresentações durante o festival.

Coordenação geral: Ribamar Ribeiro.



Grupos e textos selecionados:

Cia Teatral 2 no ato - O velho da horta
Círculo Teatral - O Auto da Alma
Combi - O auto da fé
Grupo Autorais - O auto de mofina Mendes
Grupo de Risco - O Auto da Barca do Inferno
Grupo Djota - A farsa de Inês Pereira
Loucatores - Quem tem farelos?
Teatro Z​iembinski
5 de abril e demais quartas, quintas e sextas-feiras do mês Até 26 de abril
​Horário: 20h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Valor: R$10,00 (inteira) | R$5,00 (meia)

Comentários

Postagens mais visitadas