Dossiê Lima - Participação de Os Ciclomáticos no Festival Internacional foi um sucesso

Os Ciclomáticos Cia de Teatro e seu diretor Ribamar Ribeiro participam em Lima do VI Festepe Festival Internacional De Teatro Da America Latina, representando o Brasil com os espetáculos Consummatum est e Minha Alma é Nada Depois Dessa Historia.
Ribamar Ribeiro também ministrará uma oficina com participantes do Festival.


A participação de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro no VI FESTEPE - Festival Internacional de Teatro e Performance - Latinoamericano com dois espetáculos: Consummatum est (espetáculo da Companhia de 2000) e Minha alma á nada depois dessa história (2009) foi um sucesso! Único Companhia representando o Brasil no Festival, a passagem foi brilhante. Com teatro lotado nas três sessões de apresentação dos espetáculos, o grupo foi ovacionado com aplausos por mais de 10 minutos no Municipio de Chancay - Lima - Peru. 








Além das apresentações o diretor da Companhia Ribamar Ribeiro ministrou a Oficina O Ator Autoral e seu corpo e participou do Laboratório Internacional de Direção Cênica falando sobre sua experiência como diretor e encenador e como foi o processo de montagem dos dois espetáculos que participaram do Festival, juntamente com diretores do México, Argentina, Peru e Colômbia. 



O importante diretor peruano Paul Ruiz, diretor do grupo Artesde La Luna ficou impressionado com os espetáculos da Companhia e narrou sua experiência após a apresentação do espetáculo Consummatum est: 

Foi uma versão surpreendente de Bodas de Sangue - Consummatum Est. Eu tive tempo para vê-los e dizer-lhes extraordinariamente que belos seres humanos e e que belos artistas são .
Contundência cênica, casamento , era algo que hoje ficaria orgulhoso de ver Lorca . Alma em cena,  Candelabros, o desempenho de seus atores e atrizes. A empregada Alma , beijo seus pés para o seu trabalho, Aurora - a noiva de rosas enchem o céu , Miguel - o amante da noiva, um ser que está a dizer-nos que a beleza e, especialmente, a qualidade é cheio de ternura e força de partir o coração, Gerônimo - o Pai com uma ação solvente, que foi destilada de forma impressionante no palco.

E o diretor Ribamar Ribeiro, um anjo caído do céu para mostrar -nos paraísos terrestres. A técnica,  a cênica e todos uma tremenda Maestria, sobretudo nos dizer quanto sabem e como sabem arte comsem ferir  o coração dos tolos que ainda vivem para a arte, Mil Obrigado. Eu amei.

E assim foi a participação da Companhia Os Ciclomáticos que já receberam convites para participar de outras edições do FESTEPE e de outros festivais internacionais na Argentina, Colômbia e México.





Comentários

Postagens mais visitadas